sexta-feira, 9 de junho de 2023

o Avesso do Amor

 





Atendendo convite da amiga Roselia  considerando que o Amor tem conotação e sentido amplo e
expressá-lo  tem relevância contextual escolhi  a forma que se segue  para tal:

Preâmbulo faz-se necessário....Estive há poucos dias visitando pela 3a vez a paradisíaca Ilha de 
Fernando de Noronha . As duas vezes anteriores através de Cruzeiros...Nada vimos da Ilha, mas como Católica procurei conhecer a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios , referência pela antiguidade  e
por sua representatividade em todos os sentidos.  Dessa vez não somente entendi porque a Ilha é 
esplendorosa! maravilhosa! bela e do mais lindo nascer e pôr-do-sol que já vi!
Mas...Sempre um nas nossas vidas ... A Igreja que estava no meu roteiro procurei visitar um dia antes ,
de tão ansiosa que estava para no Domingo evitar que qualquer obstáculo me impedisse de coroar a minha
viagem de lazer indo à celebração da Santa Missa , dedicada naquele dia  04/06/2023 à Santissima Trindade....
A tristeza invadiu meu coração .... Diante de mim , casas de lazer conservadas e bonitas ladeavam um Templo em extrema decadência, desleixo  , descuido , sem nenhuma evidência de cuidado. As portas, entretanto , estavam abertas ...adentrei com lágrimas nos olhos e constatei que no interior , à exceção do Altar , onde vivo está no Sacrário , Jesus, estava evidente a deteriorização das paredes. E ... sabemos que Jesus nasceu num lugar pobre , humilde, mas a Ele , hoje toda Glória , Louvor , a dignidade de Um Templo íntegro para congregar os fiéis e orarmos em desagravo a todos os ultrajes  que diariamente sofre
 o Sagrado Coração de Jesus...
Não estou julgando nada nem ninguém ...Mas questiono a mim mesma Por Quê? seria o visível, ostensivamente aos habitantes  e visitantes, um reflexo da nossa frágil e pouca ou nenhuma Fé na existência de um DEUS QUE SÓ SABE SER AMOR/?
Não combina mesmo, a exuberância da Ilha, com uma construção Tombada pelo Patrimônio Histórico, onde observei o constrangimento dos católicos e curiosos da história e cultura do lugar. .
Fui à Missa no Domingo , às 8h da manhã local e senti o acolhimento dos poucos  que lá estavam e testemunhei uma Homilia tocante e um vigor  do jovem Pároco  que, com entusiasmo ,motivava e chamava aos que o escutavam a participar mais ativamente . Um acólito cantava e tocava com  suavidade e simplicidade hinos de louvor. Enfim senti que o Senhor me falava ."Não temas ..Eu estou aqui, Sou eu" e pela primeira vez fui tocada profundamente pelo sentido dessa frase  bíblica... E meu coração voltou em paz da Ilha de Fernando de  Noronha . Tenho certeza de que se ainda um dia volar à Ilha  tudo será diferente ....Um povo convertido é um povo reconstruído para honra e glória do Senhor!

Povo Católico da  Ilha uni-vos em nome de Jesus!

Me desculpem todos...Mas essa foi a forma de demonstrar o Amor que luto para permanecer sempre comigo: Amar a Deus sobre todas as coisas!


parte externa da Igreja Na.Sa. dos Remedios na Ilha de Fernando de Noronha atualmente.
(video da minha autoria (03/06.2023))



Gratidão Roselia!

escrito por Claudete Batista