sexta-feira, 9 de junho de 2023

o Avesso do Amor

 





Atendendo convite da amiga Roselia  considerando que o Amor tem conotação e sentido amplo e
expressá-lo  tem relevância contextual escolhi  a forma que se segue  para tal:

Preâmbulo faz-se necessário....Estive há poucos dias visitando pela 3a vez a paradisíaca Ilha de 
Fernando de Noronha . As duas vezes anteriores através de Cruzeiros...Nada vimos da Ilha, mas como Católica procurei conhecer a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios , referência pela antiguidade  e
por sua representatividade em todos os sentidos.  Dessa vez não somente entendi porque a Ilha é 
esplendorosa! maravilhosa! bela e do mais lindo nascer e pôr-do-sol que já vi!
Mas...Sempre um nas nossas vidas ... A Igreja que estava no meu roteiro procurei visitar um dia antes ,
de tão ansiosa que estava para no Domingo evitar que qualquer obstáculo me impedisse de coroar a minha
viagem de lazer indo à celebração da Santa Missa , dedicada naquele dia  04/06/2023 à Santissima Trindade....
A tristeza invadiu meu coração .... Diante de mim , casas de lazer conservadas e bonitas ladeavam um Templo em extrema decadência, desleixo  , descuido , sem nenhuma evidência de cuidado. As portas, entretanto , estavam abertas ...adentrei com lágrimas nos olhos e constatei que no interior , à exceção do Altar , onde vivo está no Sacrário , Jesus, estava evidente a deteriorização das paredes. E ... sabemos que Jesus nasceu num lugar pobre , humilde, mas a Ele , hoje toda Glória , Louvor , a dignidade de Um Templo íntegro para congregar os fiéis e orarmos em desagravo a todos os ultrajes  que diariamente sofre
 o Sagrado Coração de Jesus...
Não estou julgando nada nem ninguém ...Mas questiono a mim mesma Por Quê? seria o visível, ostensivamente aos habitantes  e visitantes, um reflexo da nossa frágil e pouca ou nenhuma Fé na existência de um DEUS QUE SÓ SABE SER AMOR/?
Não combina mesmo, a exuberância da Ilha, com uma construção Tombada pelo Patrimônio Histórico, onde observei o constrangimento dos católicos e curiosos da história e cultura do lugar. .
Fui à Missa no Domingo , às 8h da manhã local e senti o acolhimento dos poucos  que lá estavam e testemunhei uma Homilia tocante e um vigor  do jovem Pároco  que, com entusiasmo ,motivava e chamava aos que o escutavam a participar mais ativamente . Um acólito cantava e tocava com  suavidade e simplicidade hinos de louvor. Enfim senti que o Senhor me falava ."Não temas ..Eu estou aqui, Sou eu" e pela primeira vez fui tocada profundamente pelo sentido dessa frase  bíblica... E meu coração voltou em paz da Ilha de Fernando de  Noronha . Tenho certeza de que se ainda um dia volar à Ilha  tudo será diferente ....Um povo convertido é um povo reconstruído para honra e glória do Senhor!

Povo Católico da  Ilha uni-vos em nome de Jesus!

Me desculpem todos...Mas essa foi a forma de demonstrar o Amor que luto para permanecer sempre comigo: Amar a Deus sobre todas as coisas!


parte externa da Igreja Na.Sa. dos Remedios na Ilha de Fernando de Noronha atualmente.
(video da minha autoria (03/06.2023))



Gratidão Roselia!

escrito por Claudete Batista

17 comentários:

  1. desculpas aos que ja passaram por aqui, não sei como mas estava marcada opção da postagem de comentarios incorreta. Espero ter corrigido.

    ResponderExcluir
  2. Claudete, gostei muito de tua observação e vivência desse grande amor que mora em ti por DEUS! É mesmo triste ver em lugares ricos e com casas luxuosas as igrejinhas mal cuidadas. Mas ainda bem as palavras te chegaram bem e também o padre foi legal em sua pregação! Valeu! beijos, tudo de bom,chica( adorei ver no Insta tua viagem)

    ResponderExcluir
  3. "Amar a Deus sobre todas as coisas!"

    Ah! Pena imensa nem todos sentirem destra maneira, nosso primeiro Amor desde a primeira Eucaristia, inesquecível Dia que foi o meu de Amor alegria, vestir-me de noivinha para receber o amado do meu coraçãozinho infantil tão puro.
    Muito comovente sua participação tão bela e cristalina, Amiga.
    Revolveu minha mente e coração aos meus oito aninhos...

    Por aqui, estiveram ajeitando alguns patrimônios do Estado que davam lástima. Num deles, foi a festinha de quinze anos da filha, há anos e anos...
    Sua colocação foi perfeita, dão-se mais valor ao luxo material do que ao luxo da fé. É fato!
    Deus permitiu que você fosse por á para rezar pelo povo mercenário que retém poderes por lá.
    A padroeira de lá foi para mim um título sugestivo pelo meu quadro de saúde e pelos que rezo diariamente.
    Tenho uma vizinha com quase 80 que operou a coluna nestes dias e está morrendo de dores, reze por ela, seu nome é Nanci.

    Minha querida amiga Claudete, boa tarde e que o Amor contagie seu 💙.
    Envio-lhe desejos de que o Amor lhe sorria majestosamente e para sempre.

    Uns versinhos meus para você:
    Dia do Amor Enamorado,
    Incondicional na gratuidade,
    Requer bondade, amizade.
    É um se deixar cativar,
    Pertencer na docilidade.

    Que primeira participação maravilhosa e espiritual!
    Gratidão, Amiga.
    Seja feliz e abençoada!
    Beijinhos carinhosos e fraternais
    ❤️🎀🥰

    ResponderExcluir
  4. Claudete, vivemos num País que não se valoriza o patrimônio histórico e infelizmente acontece em muitos lugares desleixos desta esfera que nos entristece. O foco no amor é sempre a melhor decisão para nos mantermos de acordo com nossas crenças. Excelente participação reflexiva e de fé. boa tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Norma , parece que meu comentário ficou perdido no seu blog. Vou retornar. Percebi que estava sendo solicitado postar numa conta WordPress...

      Excluir
  5. Boa noite, Claudete 🌻

    Muitíssimo obrigada pela sua visita ao Profetizando, especialmente pelo seu olhar em relação ao "adormecer". Segue os meus aplausos 👏👏👏
    Seu relato foi muito forte, mas o nosso Deus é magnífico,e ouvirá os gemidos dos corações que sofrem pela nossa igreja. Eu creio, Senhor 🙌

    ResponderExcluir
  6. Olá, Claudete
    Fiquei emocionada com o seu belo texto, tão sensível e sincero.
    O amor tomas diversas formas, todas elas válidas e de grande
    merecimento. O Amor a Deus é todos o mais sublime pois dele
    deriva todos os outros.
    Olhar com olhos de ver o que se passa à nossa volta, interessarmo-nos pela morada de Deus e, ao mesmo tempo, pelo Património é
    Amor maior.
    Tenha um Dia abençoado, cheio de Amor.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
  7. Um texto muito sensível... é uma pena deixar que património importante, principalmente o templo de Deus fique degradado...
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderExcluir
  8. Olá Claudete. Ontem passei por aqui via link e não tinha sua bela e esclarecedora postagem com sentimentos que admiro. Não conheço a Ilha tão famosa e li com atenção sua decepção e mesmo assim sentiu reforçada sua fé. Julgava está ilha melhor cuidada.
    Com Cristo por Cristo vamos cuidar de nossa casa onde mora o coração.. Muito boa sua participação do amor maior.
    Grato por partilhar.
    Carinhoso abraço com bençãos de Santo Antônio no dia de hoje.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Claudete, um amor lindo e delicado, humilde proferido aqui.. Senti a sua tristeza.. Vemos que quando é um estabelecimento que traz renda, lazer etc, dão real valor.. Que triste ver a igreja tão linda linda esquecida pra uma restauração.. Mas lembrada com louvor, valorizada pelos fiéis que ainda estão ali firmes e por esse jovem pároco com sua força e fé. Aqui em Minas, principalmente nas cidades históricas, as igrejas são tesouros intocáveis.. Qdo tiver oportunidade faça uma visita pelas cidades históricas...
    Com seu relato, lembrei-me de minha mãe que na juventude foi freira por 10 anos. Uma certa vez, a paróquia ia fechar uma igreja, mas em uma das missas o padre declarou que não iria mais fechar, pois uma pessoa cuidava dela muito bem : minha mãe. Dias depois, mãe sonhou que Jesus desceu da cruz e a beijou em agradecimento. Com sua fé que nunca a deixou, sentiu a pressão do beijo de Jesus no rosto acordando com ele 🙂🙏

    Foi meu relato de amor pra você também ❣️

    Obrigada pelo comentário carinhoso no Bolhinhas 🥰🥰

    Beijos, Tê e Maria 🖤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por existirem pessoas como sua mãe e também por vc perseguir com tanto carinho a fé que ela deposita no Senhor.

      Excluir
  10. Profunda, sentida e bela participação.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Uma partilha que expressa um coração voltado para Deus e que zela por tudo que conduz a Ele.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Olá, querida amiga Claudete!
    Hoje venho lhe trazer um convite e quem sabe possa aderir a nos enriquecer:
    https://www.idade-espiritual.com.br/2023/08/xiv-interacao-fraterna-meu-lado.html
    Fará a diferença...
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos fraternos
    P.S. Tem uma homenagem a você no Flor do Campo pelo seu aniversário...

    ResponderExcluir
  13. Querida Claudete
    Primeiramente gostaria de agradecer a sua gentil visitinha.
    E dizer que me encantei com a belíssima participação. Deve ser uma experiência única. Pena que no Brasil tudo é desleixado em todos os sentidos.
    Beijinhos e o meu carinho
    Verena.

    ResponderExcluir