sexta-feira, 7 de junho de 2019

Vamos BRINCAR com a Chica nº 23!



A Chica nos convida a brincar com a palavra Tecla, geralmente , associada  à imagem corriqueira dos teclados materiais e mentais , nos leva a generalizar tudo aquilo que emite um "Som" , quer seja nos ouvidos do corpo , quer seja nos ouvidos da Alma e do Espírito....E claro tudo muito interligado a uma percepção  visual ou tátil.

Causou-me surpresa ir além desse significado para TECLA e encontrar outra referência para a palavra . Vejamos:

Tecla: Significa “Glória a Deus”.
Vem do latim Thecla e tem origem na palavra grega thékla, de teókleia, junção de théos, que significa “Deus”, com kléos, que significa “glória”.
Os genitores que batizam um filho com esse nome pretendem agradecer ou dar “glória a Deus” o fato de terem uma criança, resultado da felicidade que toma conta dos pais.
Tecla aparece mais frequentemente na Espanha e na Itália. No Brasil, ainda há poucos registos deste bonito nome feminino cuja forma de escrita pode variar para Thecla (com h), Tekla (com k) ou, ainda, de ambas as formas - Thekla.
Santa Tecla (século I), foi considerada um símbolo de mulher cristã.
Origem do Nome Tecla
OrigemGregaItalianaEspanhola
Locais com o Nome Tecla
Santa Tecla (El Salvador)
Gênero: nome feminino
Minhas frases:
1) Não costumo bater na mesma tecla desnecessariamente.

2) Tecla, um belo nome feminino na Espanha  .

3) Santa Tecla  cidade turística de El Salvador.
Plaza Futura



Paseo El Carmen

Santa Tecla , uma  modelo de mártir cristã 

Santa Tecla foi uma virgem e protomártir membro de uma rica e influente família de Icônio. Foi agraciada pela Igreja com o título de "Igual aos Apóstolos" e "protomártir entre as mulheres". Muitas igrejas a ela foram dedicadas, entre as quais uma erigida em Constantinopla por Constantino. Tecla foi a intercessora das orações dos ascetas, tendo sido invocada durante a tonsura de mulheres no monaquismo.

Escrito por Maria Claudete, Boa semana para todos.





13 comentários:

  1. Boa tarde Claudete,

    Não sabia do significado da palavra, maravilha de partilha. Sua participação muito significativa e bela. Grata pela partilha.Parabéns!

    Boa tarde com muita paz!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Claudete, eu vi aqui que vc ainda tem na sua lista de blog O Alegria de viver que o Google mandou pro espaço, pode deletar querida, perdi o acesso a todos meus blog antigos.

    Bjss!

    ResponderExcluir
  3. Claudete, eu não sabia desse outro significado. Trouxeste muito bem! interessante! E tuas frase ficaram maravilhosas!Adorei! Obrigadão e que possamos na tecla do amor sempre e mais ,mais clicar! beijos, chica

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde de paz, querida amiga Claudete!
    Tenho que lhe confessar: quase choro de emoção... linda demais sua postagem e bem profunda como gosto também de ler.
    Agora, vou passar a invocar também Santa Tecla e já havia visto noutra postagem, como nome próprio, mas você destrinchou tudinho aqui que deu gosto de ler e aprender.
    O signficado é lindíssimo, escolho nomes por significados também, dou valor a isso pois o nome tem poder e o meu tem um significado excelente, meu pai soube escolher.
    O dos meninos meus são todos assim escolhidos e significativos.
    Parabéns, amiga!
    Tenha dias abençoados e felizes!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Claudete, muito interessante não sabia que era nome de mulher, e muito menos que tem uma Santa com esse nome. Excelente! bjs

    ResponderExcluir
  6. Participação bem expressiva e com uma pesquisa surpreendente. Gostei de aprender coisas novas por aqui. Que a tecla do AMOR seja muito "batida" com fervor por todos nós...
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Tecla eu só conhecia a do meu teclado!
    Muito boa informação, flor! Ótima participação!

    Beijinhos...

    Proseando num dia

    ResponderExcluir
  8. Olá boa tarde!
    Navegando encontrei seu blog, somos iniciantes, eu e meus colegas professores que fizemos um blog para nossa escola Raimundo Honório. Estou seguindo o seu pois as postagens são todas maravilhosas.
    Lhe convido a conhecer o nosso se gostar de seguir, será um prazer. Abraços da família RH

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, em ocasião oportuna farei minhas considerações.Estou no celular, quando no notebook contato vocês.Aguardem.

    ResponderExcluir
  10. Um bom fim de noite Claudete!
    Que seu domingo seja iluminado e que inspire uma nova semana leve e alegre.
    Beleza de pesquisa e partilha, vi pela Ailime referencia a um monte de nome Tecla.
    Assim suas frases estão em conformidade e bem ilustradas.
    Meu carinhoso abraço.
    Beijo de paz amiga.

    ResponderExcluir
  11. Maria Claudete!
    Claudete, que lindo! Aprendi algo novo hoje!
    A etimologia da palavra tecla.
    Boa semana, sempre no louvor e agradecimento.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi Claudete,
    Não sabia nada dessa Santa
    Fiquei feliz em saber
    Obrigada
    Lua Singular

    ResponderExcluir